Pular para o conteúdo principal

1º Workshop em Ciência de Materiais

     O programa de Pós-graduação em Ciência de Materiais da UFPE (PGMtr) realiza entre os dias 17 e 18 de setembro o primeiro Workshop em Ciência de Materiais. O evento tem como objetivo divulgar e integrar os temas de pesquisa desenvolvidas na UFPE e também no país na área de materiais. Teremos a presença de palestrantes renomados como o professor Antônio Eduardo Martinelli, do pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Ricardo Donizeth Reis, além de pesquisadores que desenvolvem pesquisa de ponta pelo país.
     Haverá sessão de pôsteres para exposição de trabalhos e também uma sessão de palestras voltadas para o papel da mulher na ciência, tema muito pertinente para a sociedade atual.
   O evento está sendo organizado pelas professoras do PGMtr Beate Santos, Giovanna Machado e Goreti Pereira e conta com o apoio da UC-UFPE.
     As inscrições para o evento já estão abertas! Para maiores informações, ter acesso à programação do evento e para garantir sua vaga, basta acessar a página do evento neste link ou entrar em contato pelo e-mail wcmat2019@gmail.com.
     Contamos com a presença de todos!

Folder de divulgação do 1º Workshop em Ciência de Materiais



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Módulo III da EI-Eron foi um sucesso!

                A Escola de Instrumentação Eronides Felisberto (EI-Eron) promoveu seu terceiro módulo. Esse módulo contou com o curso de “Introdução a Eletroquímica”, o qual foi ministrado pelo professor do departamento de Química Fundamental da UFPE, Flamarion Borges. As aulas foram ministradas das 14h ás 17h entre os dias 5 e 9 de agosto no prédio do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais (PGMtr).                  A UC-UFPE agradece a todos que contribuíram para o sucesso desse módulo: ao professor Flamarion pela disponibilidade, à coordenação do PGMtr pelo espaço concedido e as empresas Setup e Quantum Design pelo patrocínio.                 Fiquem atentos às nossas redes sociais para atualizações sobre os futuros módulos da EI-Eron, além das votações para decidirmos quais cursos serão oferecidos.

EI-Eron Módulo I

O primeiro módulo  da Escola de Instrumentação Eronides Felisberto (EI-ERON) aconteceu em maio desse ano e   contou com a participação dos professores Eduardo Falcão e Eduardo Padron.   Gostaríamos de agradecer a todos que participaram dos cursos, aos professores, aos membros da UC, a Pós-graduação em Ciência de Materiais, aos Departamentos de Química Fundamental e de Física da UFPE, ao Centro de Tecnologia Estratégica do Nordeste (CETENE) e a TESCAN!!  P.S.: O próximo módulo vem aí, fiquem ligados!!  Professor Eduardo Falcão (à frente) e os alunos que participaram do minicurso sobre Difratometria de raios-X. Professor Eduardo Padrón (canto direito) e os demais alunos do minicurso sobre Microscopia Eletrônica de Varredura, em frente ao laboratório de Microscopia do CETENE.

Mini Workshop EI-Eron Acontece dia 11/03

          Após o período de recesso e definição da nova composição da UC-UFPE para o ano de 2020, será realizado o primeiro curso do ano na próxima quarta-feira (11/03). O minicurso, que terá como tema a "Microscopia Eletrônica de Varredura", será ministrado por Daniel Richter ( TESCAN do Brasil ). Resumo: Nesta apresentação serão abordados temas como:  aspectos básicos de microscopia eletrônica, tipos de filamento, funcionamento da coluna de elétrons, volume de interação dos elétrons na amostra, sinais que podem ser gerados na amostra e tipos de detectores, teoria básica e análise de EDS. Discutiremos ainda pontos sobre preparação de amostras, seleção de parâmetros, e funcionalidades adicionais do microscópio eletrônico de varredura.           O minicurso contará como colóquio para os alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência de Materiais (PGMtr). Para realizar a inscrição no minicurso e receber certificado, os interessados deverão enviar e-mail para uc.