Pular para o conteúdo principal

Mini Workshop EI-Eron Acontece dia 11/03

          Após o período de recesso e definição da nova composição da UC-UFPE para o ano de 2020, será realizado o primeiro curso do ano na próxima quarta-feira (11/03). O minicurso, que terá como tema a "Microscopia Eletrônica de Varredura", será ministrado por Daniel Richter (TESCAN do Brasil).



Resumo: Nesta apresentação serão abordados temas como:  aspectos básicos de microscopia eletrônica, tipos de filamento, funcionamento da coluna de elétrons, volume de interação dos elétrons na amostra, sinais que podem ser gerados na amostra e tipos de detectores, teoria básica e análise de EDS. Discutiremos ainda pontos sobre preparação de amostras, seleção de parâmetros, e funcionalidades adicionais do microscópio eletrônico de varredura.


          O minicurso contará como colóquio para os alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência de Materiais (PGMtr). Para realizar a inscrição no minicurso e receber certificado, os interessados deverão enviar e-mail para uc.ufpe.materiais@gmail.com até o dia 10/03/2020 com os seguintes dados:

Nome Completo
 Nível (Graduação ou Pós-graduação)
Curso/Instituição

          Aguardamos suas inscrições para a primeira etapa de um ano cheio de novidades!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Módulo III da EI-Eron foi um sucesso!

                A Escola de Instrumentação Eronides Felisberto (EI-Eron) promoveu seu terceiro módulo. Esse módulo contou com o curso de “Introdução a Eletroquímica”, o qual foi ministrado pelo professor do departamento de Química Fundamental da UFPE, Flamarion Borges. As aulas foram ministradas das 14h ás 17h entre os dias 5 e 9 de agosto no prédio do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais (PGMtr).                  A UC-UFPE agradece a todos que contribuíram para o sucesso desse módulo: ao professor Flamarion pela disponibilidade, à coordenação do PGMtr pelo espaço concedido e as empresas Setup e Quantum Design pelo patrocínio.                 Fiquem atentos às nossas redes sociais para atualizações sobre os futuros módulos da EI-Eron, além das votações para decidirmos quais cursos serão oferecidos.

EI-Eron Módulo I

O primeiro módulo  da Escola de Instrumentação Eronides Felisberto (EI-ERON) aconteceu em maio desse ano e   contou com a participação dos professores Eduardo Falcão e Eduardo Padron.   Gostaríamos de agradecer a todos que participaram dos cursos, aos professores, aos membros da UC, a Pós-graduação em Ciência de Materiais, aos Departamentos de Química Fundamental e de Física da UFPE, ao Centro de Tecnologia Estratégica do Nordeste (CETENE) e a TESCAN!!  P.S.: O próximo módulo vem aí, fiquem ligados!!  Professor Eduardo Falcão (à frente) e os alunos que participaram do minicurso sobre Difratometria de raios-X. Professor Eduardo Padrón (canto direito) e os demais alunos do minicurso sobre Microscopia Eletrônica de Varredura, em frente ao laboratório de Microscopia do CETENE.