Pular para o conteúdo principal

Segunda rodada para o ciclo de palestras voltadas para os alunos do Ensino Médio

As palestras promovidas pela UC-UFPE, que tem como público-alvo os alunos de Ensino Médio que estão se preparando para o ENEM 2020, terá sua segunda rodada no dia 30/06.

Nessa segunda rodada, teremos a participação da pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência de Materiais e membro da UC-UFPE, Mariana Alves. O tema abordado será 

"A carreira científica no Brasil e a importância da Ciência de Materiais no enfrentamento ao coronavírus"


Fôlder de divulgação para a palestra do dia 30/06, que será apresentada por Mariana Alves. Créditos: Yuri Vasconcelos e Gabriela Cavalcanti.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para 
uc.ufpe.materiais@gmail.com  utilizando como título 'Palestra 30/06 - (Seu Nome)'. O corpo do e-mail deve conter os seguintes dados:

Nome:
Série:
Nome da Escola:


As inscrições serão aceitas até 1 h antes do início do evento. A transmissão da palestra será feita através de plataforma online a ser divulgada posteriormente. Haverá a emissão de certificados de participação para os participantes previamente inscritos.



NÃO PERCAM!


Fiquem atentos às atualizações em nossas redes (Instagram, Facebook) para não perder nenhuma novidade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Módulo III da EI-Eron foi um sucesso!

                A Escola de Instrumentação Eronides Felisberto (EI-Eron) promoveu seu terceiro módulo. Esse módulo contou com o curso de “Introdução a Eletroquímica”, o qual foi ministrado pelo professor do departamento de Química Fundamental da UFPE, Flamarion Borges. As aulas foram ministradas das 14h ás 17h entre os dias 5 e 9 de agosto no prédio do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais (PGMtr).                  A UC-UFPE agradece a todos que contribuíram para o sucesso desse módulo: ao professor Flamarion pela disponibilidade, à coordenação do PGMtr pelo espaço concedido e as empresas Setup e Quantum Design pelo patrocínio.                 Fiquem atentos às nossas redes sociais para atualizações sobre os futuros módulos da EI-Eron, além das votações para decidirmos quais cursos serão oferecidos.

Mini Workshop EI-Eron Acontece dia 11/03

          Após o período de recesso e definição da nova composição da UC-UFPE para o ano de 2020, será realizado o primeiro curso do ano na próxima quarta-feira (11/03). O minicurso, que terá como tema a "Microscopia Eletrônica de Varredura", será ministrado por Daniel Richter ( TESCAN do Brasil ). Resumo: Nesta apresentação serão abordados temas como:  aspectos básicos de microscopia eletrônica, tipos de filamento, funcionamento da coluna de elétrons, volume de interação dos elétrons na amostra, sinais que podem ser gerados na amostra e tipos de detectores, teoria básica e análise de EDS. Discutiremos ainda pontos sobre preparação de amostras, seleção de parâmetros, e funcionalidades adicionais do microscópio eletrônico de varredura.           O minicurso contará como colóquio para os alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência de Materiais (PGMtr). Para realizar a inscrição no minicurso e receber certificado, os interessados deverão enviar e-mail para uc.

EI-Eron Módulo I

O primeiro módulo  da Escola de Instrumentação Eronides Felisberto (EI-ERON) aconteceu em maio desse ano e   contou com a participação dos professores Eduardo Falcão e Eduardo Padron.   Gostaríamos de agradecer a todos que participaram dos cursos, aos professores, aos membros da UC, a Pós-graduação em Ciência de Materiais, aos Departamentos de Química Fundamental e de Física da UFPE, ao Centro de Tecnologia Estratégica do Nordeste (CETENE) e a TESCAN!!  P.S.: O próximo módulo vem aí, fiquem ligados!!  Professor Eduardo Falcão (à frente) e os alunos que participaram do minicurso sobre Difratometria de raios-X. Professor Eduardo Padrón (canto direito) e os demais alunos do minicurso sobre Microscopia Eletrônica de Varredura, em frente ao laboratório de Microscopia do CETENE.